Como Usar Ferramentas de Mídia Social Para Alcançar a Otimização da Web 2.0
A Internet está mudando e as mudanças estão acontecendo rapidamente. Felizmente, as mudanças favorecem empreendedores, pequenos negócios, autores e pequenas editoras. Bem-vindo à Web 2.0 e às mídias sociais.
Aprender e utilizar essas novas ferramentas e tecnologias é essencial para estabelecer uma presença na Web dinâmica e verdadeiramente conectada. A beleza da Web 2.0 é que ela é dirigida pelas pessoas que a utilizam. Ao contrário da Internet de hoje, a Web 2.0 depende mais da popularidade de um site entre as massas. Incorporar a otimização de mídia social juntamente com a otimização de mecanismo de pesquisa permite que qualquer pessoa estabeleça uma presença na Web verdadeiramente otimizada, especialmente se combinada com uma mensagem significativa.
As ferramentas disponíveis para alcançar essa otimização são inúmeras, mas podem parecer esmagadoras. No entanto, uma vez munido de um conhecimento geral, é fácil selecionar as ferramentas e tecnologias para catalisar a maior quantidade de tráfego da Web.
De acordo com a Wikipedia, a Web 2.0 "refere-se a uma percepção de segunda geração de comunidades baseadas na web e serviços hospedados - como sites de redes sociais, wikis e folksonomias - que visam facilitar a colaboração e o compartilhamento entre os usuários". Além disso, a Wikipedia define mídia social como "as tecnologias e práticas online que as pessoas usam para compartilhar opiniões, ideias, experiências e perspectivas. Sites de mídia social normalmente usam tecnologias como blogs, quadros de mensagens, podcasts, wikis e vlogs para permitir que os usuários interagir." Assim, a otimização da Web 2.0 e da mídia social significa otimizar a presença na Web de três maneiras gerais: Interatividade, Compartilhamento e Colaboração.
Interatividade
A premissa essencial das mídias sociais é que as informações (mídias) oferecidas aos usuários sejam interativas. Social, em uma palavra, significa interativo e a interatividade pode ser realizada de várias maneiras, seja permitindo que os leitores comentem ou compartilhem conteúdo, assinem-no para tê-lo em mãos ou exibam o conteúdo em seu próprio site.
Para tornar o conteúdo online mais interativo, os usuários da Web 2.0 e de mídia social podem implementar estas ferramentas e tecnologias:
* Blogging, usando WordPress ou Typepad
* Feeds RSS (consulte Feedburner para obter mais informações sobre feeds RSS)
* Podcasting e Vidcasting
*Wiki
* Comunicados de notícias (imprensa) de mídia social
* Redações de mídia social
* Ferramentas de imagem, como instantâneos
Compartilhamento
Compartilhar na Web "ao vivo" significa que o conteúdo é oferecido a outras pessoas por meio de índices de blogs e comunidades de mídia; marcando sites interessantes em sites de bookmarking social; ou desenvolvendo miniaplicativos como widgets ou mash-ups.
Lembre-se: tudo o que pode ser postado em um site da Web terá algum tipo de "comunidade de mídia" para ser compartilhado.
Para começar a "compartilhar" conteúdo na Web ao vivo, os usuários da Internet podem:
* Inclua seu blog, podcast ou vidcast em diretórios como Technorati, Google Blog Search, Podcast.com ou BlogPulse
* Marque seus blogs e sites favoritos em sites de favoritos sociais como Technorati e del.icio.us
*Compartilha e ta
g multimídia em comunidades de mídia como Flickr e YouTube
* Use ferramentas de colagem ou webcasting como SplashCast Media ou blogTV
* Crie e distribua Widgets ou Mash-ups usando serviços como widgetbox, Open Social ou Yahoo Pipes.
Colaboração
Os usuários da Web 2.0 e das mídias sociais precisam estar dispostos a retribuir. Isso pode significar comentar regularmente o conteúdo de outras pessoas, ingressar e contribuir para um site de rede social, contribuir para sites de notícias de crowdsourcing ou tornar-se um avatar em uma realidade virtual.
Especificamente, alguns desses esforços podem incluir:
* Comentar blogs de outras pessoas (usar comentários é uma boa maneira de rastreá-los)
* Contribuir para agregadores de notícias de crowdsourcing como reddit, Digg ou Fark
* Criação de perfis em sites de redes sociais ou profissionais como LinkedIn, MySpace ou Facebook
* Participar de microblogs como Twitter ou Jaiku
* Publique eventos em calendários sociais, como eventful.com ou next.org
* Tornando-se um avatar em um mundo virtual como Second Life ou There
* Participar de comunidades ou fóruns como um grupo do Yahoo, um grupo do Google ou iniciar o seu próprio usando serviços como o Ning.
Participar da nova Web ao vivo é, em última análise, conectar-se com as pessoas. Um erro comum que as empresas cometem é aplicar métodos antigos a essas novas ferramentas. Foi desastroso para muitos deles. Com uma mensagem real e coloquial e compreensão geral das novas ferramentas e tecnologias de mídia social, qualquer pessoa pode participar da nova Internet e obter enormes benefícios de seus esforços.
Comentários
Postar um comentário