Marketing de Mídia Social é Branding
Pense em todas as maneiras pelas quais as empresas usam a marca para criar consciência de si mesmas ou para promover sua consciência social e valores de atendimento ao cliente. Algumas coisas vêm à mente, como recepcionistas na entrada de sua loja favorita, questões de conscientização ecológica, campanhas de caridade que "retribuem" à comunidade a cada compra feita, telas de TV exibindo videoclipes ou notícias enquanto você espera na fila , E a lista continua.
Nenhuma dessas coisas leva diretamente a conversões, mas levam a uma maior conscientização da empresa e aos bons e velhos sentimentos confusos que temos quando sabemos que somos valorizados como clientes. Na maioria das vezes, provavelmente nem estamos cientes dessas coisas em um nível consciente. Mas o efeito mostra que temos uma tendência a patrocinar essas empresas com mais frequência do que as outras alternativas.
Branding é uma estratégia de marketing viável
Empresas em todo o mundo investem milhões de dólares em campanhas de branding a cada ano. Na verdade, vamos deixar de lado as campanhas de branding puro. Se você pensar bem, fornecer um bom atendimento ao cliente também é branding. A qualidade do atendimento ao cliente que uma empresa oferece (boa ou ruim) faz com que a imagem dessa empresa seja marcada na mente dos consumidores. Com o tempo, um pouco aqui e um pouco ali se transformam em uma percepção sólida dessa empresa. Quer gostem ou não, eles estabeleceram uma marca reconhecível fazendo pouco mais do que cuidar de seus negócios.
Quando se trata de perceber os benefícios da marca, a maioria das empresas dirá que ela é valiosa. Mas os aumentos nas vendas raramente podem ser rastreados até um único serviço ao cliente ou evento de marca. Mas isso não anula o valor ou impede que as empresas invistam seu dinheiro nesses tipos de campanhas. A falta de ROI rastreável em um nível por venda não torna a marca (ou bom atendimento ao cliente) uma despesa desnecessária. Na verdade, acho que nenhum consumidor argumentaria contra a necessidade de um excelente atendimento ao cliente.
Então, o que tudo isso tem a ver com a mídia social?
Mídia social é marca
Com o tempo, a Target pode ver um aumento no conhecimento da marca e nas vendas gerais devido a seus comerciais de TV inteligentes que fazem pouco mais do que mostrar pessoas dançando em torno de um símbolo de alvo vermelho, mas duvido que eles possam rastrear qualquer aumento nas vendas em um único ponto comercial. Tenho certeza de que o Wal-Mart não pode rastrear uma única compra com a adição do funcionário idoso parado na entrada cumprimentando os clientes. Mas quando entramos por essas portas, sentimos que o Wal-Mart se preocupa um pouco mais comigo, o cliente. Assim vai a mídia social.
Quando nos envolvemos em mídias sociais e redes sociais online, da mesma forma, não vemos nenhum resultado imediato e rastreável. Mas, assim como o branding e o atendimento ao cliente, não precisamos entender que isso é valioso. Quando as empresas se envolvem em mídia social, elas não podem pensar nisso como uma despesa de marketing tradicional com um retorno sobre o investimento que pode ser mostrado no papel. Os resultados não serão vistos imediatamente e geralmente somente após um longo período de tempo, e provavelmente você não conseguirá identificar uma única nova venda ou cliente em uma determinada campanha de branding.
Mas as redes sociais ainda são importantes. Ele fornece uma maneira para as empresas chegarem lá e serem notadas. É uma oportunidade de ir onde os consumidores estão e marcar presença. Como um anúncio de TV, você não precisa esperar que os consumidores o encontrem, você vai onde eles estão. Mas, em vez de forçá-los enquanto assistem a seu programa de TV favorito, a mídia social permite que você realmente saia com eles. Você não é o anúncio na parede, você é o cara segurando a bebida contando histórias que seu público vai achar fascinante.
A mídia social é melhor do que branding e atendimento ao cliente
Devido à interação direta que a mídia social oferece aos clientes com seus clientes, ela é realmente melhor do que qualquer campanha de branding, incluindo atendimento individual ao cliente. Atendimento ao cliente significa que o consumidor-alvo deve se tornar um cliente primeiro (ou pelo menos estar muito perto de se tornar um cliente) antes que você possa causar uma boa impressão.
A mídia social, no entanto, permite que você se marque muito antes de alguém se tornar seu cliente. E muitas vezes pode ser o catalisador que os traz. E por que não? Você já se tornou parte do grupo. Na verdade, se você fez seu marketing social corretamente, já se tornou amigo deles. Esta é a marca interativa no trabalho.
Portanto, não tenha medo de participar das mídias sociais só porque você não vê o ROI. É improvável que você o faça, pelo menos não imediatamente e não de uma maneira que possa identificar um evento causando outro. Mas com o tempo, você pode construir sua reputação social. Isso leva à credibilidade. E, com o tempo, essa credibilidade e conscientização provavelmente levarão a um aumento em sua base de clientes.
Stoney deGeyter fundou a Pole Position Marketing em 1998 trabalhando em um escritório doméstico e, desde então, transformou-a em um negócio líder em marketing de mecanismo de busca com uma pequena equipe de especialistas em marketing de Reno SEO. Stoney foi pioneiro no conceitot of Destination Search Engine Marketing, que é a filosofia motriz de como o marketing da Pole Position ajuda seus clientes a expandir sua presença online e melhorar as taxas de conversão online.
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